GPRS with Java, to mobile phones serie60

Hello, I'm a portuguese student!!
I'm to try use GPRS connections in mobile phones with JAVA, for serie60 of Nokia.
But I'm a little lost.
I don't know how I test my applications, to see if is working.
I don't know how I beginning my connection.
I don't know if is posible.
I don't Know nothing.....

Can you HELP me in my beginning???
Tanks!!
ib00049Asked:
Who is Participating?
I wear a lot of hats...

"The solutions and answers provided on Experts Exchange have been extremely helpful to me over the last few years. I wear a lot of hats - Developer, Database Administrator, Help Desk, etc., so I know a lot of things but not a lot about one thing. Experts Exchange gives me answers from people who do know a lot about one thing, in a easy to use platform." -Todd S.

jmsousaCommented:
Já que és português, aqui vai:

1. É possível fazer aquilo que pretendes. Tens de perceber como funciona a rede GPRS...

0
jmsousaCommented:
Desculpa lá... Continuando...

Assim, podes por exemplo fazer um dial-up desde que incluas nesse dial-up os comandos adicionais:

AT+CGDCONT=<cid>, "IP", <APN>, "", 0, 0, onde:
<cid> define o contexto (PDP)
<APN> informação de reencaminhamento através da rede, não é mais do que o serviço que deves ter subscrito ao teu operador (por ex. ligação à Internet da Vodafone, APN = "INTERNET.VODAFONE.PT")

Estes comandos podem depender do modem GPRS que estiveres a usar, logo testa-os antes de mais...

Repara que necessitas de uma stack PPP e TCP/IP para falares através da rede GPRS e se o teu modem não tiver já incorporada esta funcionalidade, então o dial-up é a melhor solução (Windows ou Linux - neste caso, a configuração é ligeiramente diferente, mas acredito que o saibas fazer...).

Depois disto e com o RAS activo escreve o teu código Java, deverá funcionar...

José Sousa
0
ib00049Author Commented:
Para José Sousa....
Em portugues fica mais facil por a questão tal como ela é!

O que pertendo fazer é criar uma ligacão GPRS entre um tlm, da nokia serie60 com gprs, e um modem Siemens MC35 GPRS terminal.

Existe a dificuldade pelo facto de não conseguir obter um IP fixo para o modem MC35, mas essa questão acho que já resolvi.

Quanto ao lado do telemovel a coisa complica-se um pouco pois estou um pouco perdido.
Pertendo criar a aplicacao para este efeito em Java lodo utilizo J2ME version2.0.

Supondo que consigo obter um IP fixo para o meu modem MC35 como posso fazer a minha aplicacao para o tlm.

Estou so a inicializar-me neste mundo e não tenho muito conhecimento apenas sei programar em java e nao sou um expert., apenas quero realizar o meu projecto para a universidade que é nesta area.

Se possuir algum exemplo que me possa enviar agradeco, contudo os pontos são teus. (ib00049@alunos.deis.isec.pt)

Saudacões academicas
Vasco Mouta.
0
jmsousaCommented:
O que pretendes fazer não é tecnicamente possível... Na rede GPRS não é possível colocar dois terminais a falar um com o outro sem que exista um dispositivo (gateway) que garanta o necessário interface/reencaminhamento. Deixa que te explique: ao fazeres um 'attach' (comum login) na rede GPRS recebes um IP que pode mudar à medida que te moves fisicamente e por isso o teu terminal muda as credenciais para outra SGSN (tipo a BTS da rede GSM)... Daí o facto de se dizer que a rede GPRS tem IP's não fixos (repara que tal só é verdade se tiveres de te registar noutra SGSN). Assim, o que a rede GPRS faz é reencaminhar os dados do teu terminal até uma gateway da rede do operador (chamada GGSN) e que é responsável pelo interface com outras redes (internet, redes privadas, etc). Para conseguires o que pretendes, terias de garantir que o operador reencaminharia o tráfego da tua conta (login+pwd) para a rede onde se encontra o outro terminal... Isto é possível, os operadores dispoem destes serviços para redes empresariais, privadas, mas a logística necessária parece-me além daquilo que podes a esta altura realizar (era necessário uma ligação do operador à rede da tua faculdade, acertar permissões de ambos os lados e produzir sw para garantir a sincronização).

Contudo, o que pretendes fazer tem solução, se não usares a rede GPRS (não sei se é um imperativo do teu projecto???). Parametriza um PC (onde tens o modem MC35T) como servidor RAS (no MSDN da Microsoft encontras a informação necessária) e parametrizas o outro terminal para aceder por RAS ao primeiro (precisas do número de telefone do primeiro e de programar um dial-up para isso, a tua aplicação em JAVA poderia fazê-lo por si). Repara que depois de concluído o dial-up estarias 'ligado' e daqui para a frente as possibilidades seriam as que pretendesses...

Fisicamente não tenho um exemplo simples que te possa fornecer, contudo aqui vão alguns passos que podes investigar:

a) produzir um servidor RAS
b) produzir um cliente RAS (simples dial-up do Windows/Linux)
c) procurar saber como programaticamente fazer um dial-up (procuras as API's do Windows RasDial() e relacionadas)

José Sousa
0

Experts Exchange Solution brought to you by

Your issues matter to us.

Facing a tech roadblock? Get the help and guidance you need from experienced professionals who care. Ask your question anytime, anywhere, with no hassle.

Start your 7-day free trial
It's more than this solution.Get answers and train to solve all your tech problems - anytime, anywhere.Try it for free Edge Out The Competitionfor your dream job with proven skills and certifications.Get started today Stand Outas the employee with proven skills.Start learning today for free Move Your Career Forwardwith certification training in the latest technologies.Start your trial today
Wireless Networking

From novice to tech pro — start learning today.

Question has a verified solution.

Are you are experiencing a similar issue? Get a personalized answer when you ask a related question.

Have a better answer? Share it in a comment.